Mídia Eletrônica

Florianópolis acompanha 1ª geração de programa de TV aberta via Internet

A rede foi constituída com a colaboração de mais de 20 instituições do estado

26-10-07 – Na última quinta-feira, 25/10, aconteceu no Auditório da Reitoria da UFSC, Florianópolis a primeira transmissão de um programa de TV Aberta com sinal gerado via Internet. A demonstração ocorreu na solenidade de inauguração da Rede Óptica Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (Remep), coordenada pela UFSC.

A Remep é uma realização da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Educação e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A rede foi constituída com a colaboração de mais de 20 instituições do estado, entre Universidades, Emissoras de TV, órgãos de Pesquisa nas áreas de Agricultura, Saúde e Educação, e empresas do estado, como Celesc, Ciasc e Fapesc. Na solenidade de inauguração, além da inédita transmissão da Internet para TV aberta, exibida ao vivo pela TV Cultura, canal 2, serão demonstrados os recursos da Telemedicina, que entre outras funções permite o diagnóstico de pacientes a distância.

A Remep tem diversos pontos interconectados por fibra óptica com faixas de transmissão multigigabit. Desse modo os pontos da rede podem desempenhar múltiplas tarefas, como transmissão de sinais de vídeo e áudio de alta qualidade.

Fonte: http://www.acontecendoaqui.com.br