Mídia Eletrônica

5 dicas de E-mail Marketing para 2011

O e-mail Marketing tem sido a principal ação de venda e relacionamento na comunicação online das empresas de diferentes segmentos e tamanhos. O E-mail marketing é uma mala direta evoluída, a tecnologia utilizada mudou os conceito sobre o receptor, deixando a forma passiva de receber uma mensagem para uma comunicação interativa com inclusão de vídeos, imagens, é possível saber os links mais clicados para uma melhor mensuração dos resultados.

A popularidade do e-mail marketing é a causa da grande avalanche de e-mails que circulam diariamente pela internet e os provedores por sua vez, criam regras “burras” cada vez mais rigorosas diminuindo consideravelmente as taxas de entrega das campanhas não importando se a lista é opt-in ou soft opt-in.

Aqui estão algumas dicas para iniciar 2011 com um melhor desempenho do e-mail marketing.

Limpe sua lista de e-mail:

Manter uma lista limpa é um desafio para empresas de todos os tamanhos, especialmente os pequenos proprietários de negócios que muitas vezes não têm uma equipe dedicada para lidar com essas tarefas. Aceite o desafio para começar 2011 limpando sua lista antes de enviar sua primeira campanha do ano novo. Você vai melhorar seu desempenho, sua reputação e as taxas de abertura. O primeiro passo é certificar-se de excluir da sua base os e-mails cancelados e os bounces (e-mails devolvidos). Reveja o que funcionou e não no ano de 2010, dê uma olhada em suas campanhas bem sucedidas e os fracassos para que você possa repetir as campanhas vencedoras e assim obter resultados ainda melhores.

Aumente sua lista de forma segmentada:

Construa uma base de clientes de relevância com sua marca, faça com que todos os departamentos da sua empresa estejam comprometidos com esse objetivo. O cadastro pode ser construído a cada interação com o cliente, em um atendimento telefônico ou telemarketing, recepção da empresa ou próprio ponto de vendas. Nos eventos externos como congressos e feiras, após uma apresentação de uma palestra, na troca de cartões falem sobre o newsletter. Ações de internet, rede sociais, ofereça algo de valor, como por exemplo, disponibilizar download de arquivos ou documentos importantes para que seu cliente conceda permissão. Qualquer divulgação da sua empresa pode ser utilizada para incentivar o cadastro, desde as folheterias, papéis timbrados, as mídias off-line nos anúncios de jornais, revistas, etc.

Experimente algo novo:

Inove em 2011, experimente algo novo nas suas campanhas de e-mail marketing, personalize sua próxima campanha, crie um arquivo de vídeo ou podcast, uma multimídia pode tornar suas campanhas mais interativas e atraentes. Crie campanhas promocionais e virais integradas com seu Blog, Twitter e Redes Sociais.

Aumente as taxas de abertura de suas campanhas:

Não seja mais um no meio dos milhares de empresas que compartilham os mesmos servidores que disparam e-mails em massa, evite trabalhar com esse tipo de empresa que coloca os seus e-mails em filas de espera, procure especialistas que tratam o e-mail marketing como mídia e que gerenciem suas campanhas. É claro que é necessário um ambiente com velocidade no envio e qualidade na entrega, mas que os especialistas de fato participem do processo de suas campanhas, cuidando de todos os detalhes que influenciem no resultado, como o título, tipo de letra, quantidade de caracteres, análise minuciosa no código do seu HTML para avaliar o nível de qualidade da campanha e assim evitar que sua mensagem seja barrada em filtros anti-spam.

Mensure os resultados de suas campanhas:

Obtenha métricas, alguns indicadores lhe ajudarão a medir o sucesso de sua campanha. Informações sobre a quantidade de e-mails enviados e abertos, quem abriu a mensagem, quais links foram clicados e quem os clicou, gerencie os erros de envio e solicitações de remoção de forma completamente automatizada. Não envie uma segunda mensagem para quem não deseja recebê-la. Analisando o resultado de suas campanhas, você conhecerá melhor os seus contatos e passará a construir campanhas cada vez mais eficientes.

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