Mídia Impressa

Lew, Lara/TBWA ganha prêmio ANJ de criação publicitária

Agência de São Paulo venceu etapa nacional com anúncio interativo para a Nissan e ganhou uma vaga em Cannes 2009

O anúncio “fuja do padrão”, produzido pela agência Lew, Lara/TBWA para a Nissan, foi proclamado o grande vencedor do 7º Prêmio ANJ de Criação Publicitária, e ganhou quatro viagens para competir em Cannes 2009. A cerimônia que anunciou o ganhador entre os selecionados nas etapas regionais aconteceu no dia 26 de novembro, no restaurante Figueira Rubayat, em São Paulo. Dentre os 931 anúncios inscritos, as cinco peças selecionadas mostraram as melhores estratégias de inovação, adequação e prestígio ao meio jornal, e já haviam garantido quatro ibooks para cada agência.

Com uma estratégia elaborada que pedia a participação do público, o anúncio vencedor publicou uma sobrecapa no Estado de S.Paulo de domingo para assinantes com os espaços dos títulos, fotos e textos em branco, para o leitor preenchê-los e montar sua própria capa no site da campanha. Foram recebidas cerca de mil sugestões de capas com notícias fictícias, e cada assinante que participou da promoção recebeu no domingo seguinte seu o exemplar personalizado, com as notícias e fotos escolhidas por ele. Os assinantes que não tivessem participado da promoção receberam uma capa com “notícias boas, fora do padrão”.

Embora houvesse leitores desavisados que ficaram confusos com o teor absurdo das notícias e com a similaridade do anúncio com uma capa real do Estado de S.Paulo, a campanha foi um sucesso. Os automóveis Nissan tiveram vendagem recorde após a veiculação dos anúncios de jornal, revista e TV criados pela da Lew, Lara/TBWA. O redator João Braga, o diretor de arte Carlos Nunes, o diretor de mídia Luiz Ritton e o gerente de mídia Rodrigo Simões irão para Cannes em junho de 2009 para concorrer no 56º Festival Internacional de Propaganda.

O Prêmio ANJ de Criação Publicitária escolhe, desde 2001, os melhores representantes da publicidade em jornais. Ao todo, mais de 7.500 anúncios publicados nos jornais associados à ANJ já competiram nas 7 edições.

Fonte: Associação Nacional de Jornais