Mídia Eletrônica

A importância da mídia eletrônica na esfera política

Uma das coisas que mais possui importância na esfera política é a mídia eletrônica, seja ela televisiva ou digital. Mas você sabe o porquê dessa importância toda da mídia nos contextos políticos?

Através deste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre esse papel importante da mídia eletrônica na política e descobrir qual é essa importância que tanto se fala.

O que é mídia eletrônica?

O termo mídia eletrônica é bastante amplo, pois pode representar diversos tipos de mídias existentes atualmente. Para que seja considerada como mídia eletrônica, é preciso que ocorra a disseminação de informações por meio de componentes eletrônicos.

Entre os mais comuns, estão:

– Televisão;
– Rádio;
– Internet.

Ou seja, tudo que leva comunicação em massa com o auxílio da tecnologia eletrônica e digital. Nesse caso, jornais impressos, por exemplo, não se encaixam nessa categoria de mídia, pois não possuem componentes eletrônicos na essência.

Dentro disso, já é possível prever o motivo da importância dentro da esfera política, principalmente pelo grande volume de pessoas que esses meios de comunicação podem atingir.

Entenda a importância da mídia eletrônica no cenário político

As mídias eletrônicas possuem grande poder de influência sobre as pessoas, pois estão diariamente em contato com o público, através dos meios de comunicação citados acima.

Dito isso, grande parte da esfera política é construída sobre a opinião pública, afinal de contas, a política existe em virtude das pessoas. Para que um político seja eleito, por exemplo, é preciso que a opinião de um grupo do público esteja favorável a ele.

Dessa forma, a importância da mídia eletrônica nesse meio está justamente aí, pois exerce um papel fundamental na construção da imagem da política do país ou na desconstrução dessa imagem.

Apesar de que o principal objetivo das mídias seja informar as pessoas, muitas vezes essas informações podem ter uma tendência parcial. Com isso, o cenário político pode ser modificado, ampliado ou reduzido, a depender do que é veiculado através desse tipo de mídia.

Com isso, é essencial que se tenha dimensão do potencial de importância que as mídias eletrônicas possuem em um cenário político, principalmente quando se fala de comunicação em massa, como ocorre com mídias como televisão e internet (especialmente as redes sociais).

Através desses canais de comunicação é possível alcançar milhões de pessoas em pouco tempo, sendo um ponto crucial para contribuir para uma construção visual da política.

Além disso, como através desses canais grande parte da população toma conhecimento de informações políticas, se torna um meio essencial para que cada vez mais informações sejam levadas a conhecimento de um número maior de pessoas. Com isso, o número de participação política aumenta.

Dessa forma, você pode mensurar a importância da mídia eletrônica na política, tanto em termos de influência quanto em termos de informação e formação de opinião, questão de são cruciais e inseparáveis de qualquer tipo de esfera política.

Deseja saber mais informações sobre esse e muitos outros assuntos? Acesse nosso site e encontre vários artigos para você ficar ainda mais por dentro de assuntos da atualidade.