Mídia Eletrônica

A influência das mídias eletrônicas na vida dos jovens

As mídias eletrônicas já há algum tempo fazem parte da vida dos jovens. Contudo, nos últimos anos, o impacto destes dispositivos vem crescendo significativamente.

O fato é que a convergência dos meios alterou totalmente a dinâmica dos jovens. Como vivemos a era da transformação digital, hoje a Internet é uma ferramenta de alcance imprescindível.

As mídias estão inseridas significativamente na vida das pessoas, modificando pensamentos e exercendo um papel de grande influência no panorama da sociedade contemporânea.

Mas, afinal, qual a influência que as mídias eletrônicas exercem na vida dos jovens contemporâneos?

A influência das mídias eletrônicas na vida dos jovens

A mídia sempre teve um papel de destaque nas configurações da sociedade. Contudo, o incessante avanço da tecnologia tem tornado este alcance cada vez mais intenso e transformando a vida dos jovens de forma notória.

O que pode ser tanto algo benéfico quanto algo prejudicial. Tudo depende da forma como os dispositivos tecnológicos são utilizados.
Ao mesmo tempo que as mídias digitais propiciam um mar de conhecimento e informações disponíveis, elas também podem servir de gatilhos.

Usar as mídias eletrônicas para obter conhecimentos e aprofundar pesquisas é um dos mais benéficos aspectos destes dispositivos.
Trata-se de um canal que dispõe de uma imensidão de autores, teses e reportagens. Um prato cheio para quem tem vontade de aprender e obter cada vez mais conhecimento.

Nas mídias eletrônicas é possível encontrar fontes de estudo das mais variadas, aprender muitas coisas. Não há como negar que seja algo de extrema importância para a juventude.

Todavia, as redes sociais, por exemplo, assim como outros aplicativos, possuem um lado mais sombrio para os jovens.

Se por um lado permite manter contato com velhos amigos e conhecer novas pessoas, além de partilhar momentos especiais, pode também servir de comparação à vida alheia e causar problemas de autoestima.

Além disso, a mídia procura passar um conceito idealizado. Mostra o que seriam corpos perfeitos, por exemplo, além de outras idealizações.

Dessa forma, o jovem tenta atingir aquele patamar, a busca por uma perfeição que inexiste. Este é outro aspecto negativo das mídias.

O excesso de tempo hoje gasto nas mídias eletrônicas também é um problema. Vivenciamos um período em que a maioria das pessoas se sentem obrigadas a estar online todo o tempo.

Não é exagero falar que os jovens gostam mais tempo do que deveriam em frente às mídias. A necessidade de estar sempre online tende a fazer a simplicidade das coisas ser atenuada diante de tanta tecnologia.
É uma preocupação maior em mostrar o que está se vivendo do que vivenciar de fato. Não se pode dizer que tudo relacionado às mídias eletrônicas é negativo.

De forma alguma. A praticidade e a interatividade propiciadas por estas são de grande benesse para os jovens. O que se discute é que estes dispositivos devem ser utilizados de forma consciente e com finalidades que sejam somem ao indivíduo.

Conheça os nossos serviços

Acesse o nosso endereço eletrônico e conheça melhor os serviços que nossa empresa disponibiliza.
Entre em contato com os nossos colaboradores por meio do nosso e-mail ou pelas nossas redes sociais.