Mídia Impressa

A importância da mídia impressa como formadora de opinião

Será que a mídia impressa perdeu leitores com a chegada das mídias digitais? Muitas pessoas ainda leem e preferem ter acesso a notícias e reportagens pelo meio impresso. Além disso, revistas e jornais seguem cumprindo um papel importante como formadora de opinião. Veja a seguir por que a mídia impressa ainda está tão em alta, mesmo com a internet.

Líderes de empresas se informam com a mídia impressa

A internet trouxe muitas facilidades e uma delas certamente tem a ver com a informação instantânea. No entanto, nem sempre encontramos conteúdos jornalísticos de qualidade. Isso fica evidente na transmissão de notícias falsas ou sem fontes confiáveis por meio das redes sociais. Por isso, quem precisa se manter informado no dia a dia prefere acessar diretamente uma mídia confiável. Por isso, líderes de grandes empresas optam pela mídia impressa para ficarem por dentro das notícias. É o que aponta uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER).

A pesquisa intitulada Impacto nas Mídias, promovida pelo Grupo Máquina, apontou que 81% dos entrevistados preferem a mídia impressa. Para este grupo, o jornal impresso é o veículo que possui mais credibilidade. Este mesmo público afirma que continua lendo os veículos impressos todos os dias. E isso não significa que são pessoas que não gostam ou não sabem utilizar as mídias digitais. Pelo contrário, a pesquisa mostrou que 97% dos executivos entrevistados acessam a internet diariamente. Ainda assim, confiam na informação recebida por meio da mídia impressa. O grupo não acessa somente jornais impressos, mas também revistas sobre economia, política e negócios.

Fica evidente, portanto, o quanto as mídias digitais não substituem a mídia impressa quando falamos de qualidade de informação. A tendência, aliás, é que as pessoas façam a utilização dos dois tipos. Não é à toa que os grandes jornais e revistas também possuem parcerias com empresas de tecnologia.

Autoridade no assunto

A mídia impressa tem também um fator relevante para ser formadora de opinião: a autoridade. Grandes revistas e jornais contam com equipes qualificadas para levar a informação da forma mais responsável possível. São veículos de comunicação que construíram seu nome ao longo dos anos e precisam desta confiabilidade para manter seu público leitor. Por isso, as reportagens das mídias impressas possuem uma tradição no que diz respeito ao aprofundamento.

Mesmo com a chegada da internet, as revistas e jornais cumprem um papel importante na realização de investigações. Sem contar nas entrevistas exclusivas que muitas pessoas importantes no país, e fora dele, só concedem a este tipo de mídia. É neste sentido que podemos falar da autoridade que só a mídia impressa possui.

As mídias impressas geralmente também contam com um número significativo de articulistas, colunistas e especialistas. Estes profissionais possuem formações variadas em áreas como Economia, Direito, Educação e auxiliam na análise de fatos. Ou seja, não basta a transmissão da notícia, é preciso entender como isso impacta na vida do cidadão. Por isso, a mídia impressa continua e continuará tendo seu espaço garantido na sociedade.

Visite nosso site para ter acesso a outros conteúdos sobre mídia impressa.