Mídia Exterior

Alcance x Estratégia: x desafios da mídia exterior

Mesmo com a transformação digital e a busca pela presença online, a mídia exterior continua sendo uma preocupação de anunciantes em todo o mundo.

De acordo com dados do Cenp-Meios, a mídia OOH (Out of Home), ou mídia externa, era o terceiro lugar na preferência dos anunciantes, correspondendo a 10,7% dos investimentos, ficando atrás apenas da televisão e da internet.

Continue lendo este texto para entender melhor o que é OOH, por que investir nessa estratégia de Marketing e quais os desafios da mídia exterior.

O que é mídia exterior?

A mídia OOH, ou mídia exterior, é uma forma de publicidade ou promoção ao ar livre. Provavelmente você pensou em outdoors, mas vai muito além disso — cada vez mais a mídia OOH vem surpreendendo o público. Entre exemplos de mídia exterior, temos:

– Quiosques;
– Embalagens;
– Publicidade em copos;
– Painéis luminosos;
– Aplicações em ônibus e táxis;
– Totens;
– Murais e muito mais.

A ideia é impactar consumidores enquanto eles andam pelas ruas, fazem compras, dirigem ou usam o transporte público.

O que todas essas opções têm em comum é um conteúdo visual atraente, com mensagens impactantes, que despertam a curiosidade e colaboram para a criação de uma relação entre a marca e o público.

Por que incluir mídia exterior em sua estratégia de Marketing?

Como já dissemos, a mídia exterior é o terceiro lugar de preferência de anunciantes. Essa é uma estratégia que pode ser muito interessante em diversas situações, como em lançamentos de produtos, promoções, novos pontos de venda ou campanhas, por exemplo.

Ela pode servir tanto para impactar o número de vendas quanto para melhorar a imagem da marca. A escolha, entretanto, vai depender das características do seu público-alvo, do produto/serviço e também do local escolhido para a mídia.

Entre os benefícios de utilizar OOH em sua estratégia, podemos apontar:

– Alto impacto;
– Custo-benefício;
– Divulgação em massa ou segmentada, quando é necessário investir em publicidade de forma regional;
– Maior fixação, já que os consumidores passam por ela todos os dias;
– Possibilidade de combinar com outras estratégias (um painel pode apresentar QR code e se conectar a uma forma de mídia online, por exemplo);
– Melhora na imagem da marca;

Desafios da mídia exterior

A escolha da mídia exterior exige alguns cuidados para que a estratégia tenha o alcance desejado e traga bons resultados.

Embora seja uma estratégia com potencial de longo alcance, pois é vista todos os dias, a definição de onde aplicá-la é muito importante para que ela seja eficaz. É preciso selecionar os pontos onde estão os consumidores do seu produto ou serviço.

Para simplificar a ideia: você não encontra publicidade externa de carros de luxo ou de apartamentos de alto padrão em bairros de periferia, por exemplo, porque a quantidade de pessoas que poderiam consumir esses produtos passando por essa região é menor.

É por isso que, antes de tudo, é preciso fazer uma análise de quem são seus consumidores, quais são as características do seu produto/serviço, qual a melhor localização para sua estratégia. Essas decisões dependem de informações consistentes e confiáveis sobre cada segmento de mídia.

Conclusão

A mídia exterior continua sendo um elemento que impacta consumidores e traz resultados para as empresas, constituindo uma forma simples, barata e de grande alcance do público.

Por estar nas ruas, não compete com a televisão ou com formas de publicidade mobile, atingindo o público quando ele está fora das redes. No entanto, a decisão de utilizar essa estratégia depende de conhecer o público, saber onde a campanha é efetiva e estudar as melhores opções.

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