Mídia Extensiva

Como a tecnologia impactou nas campanhas de mídia extensiva

As mídias extensivas sempre estiveram presente em nossas vidas de todas as formas. Seja na TV, Outdoors, no rádio, revistas etc.

A mídia extensiva possui características marcantes e seu principal objetivo é o de estar em visualização de seu público-alvo a qualquer hora do dia e da noite e de ser de fácil acesso, como propaganda em caixas de pizza, aquela placa que passamos diariamente no caminho do trabalho e até mesmo um anúncio acoplado ao relógio de temperatura da cidade.

Com a tecnologia, as mídias extensivas ganharam novos formatos, se tornaram mais atraentes e chamativas e impulsionaram o alcance de seu público.

Dentro dessa categoria mais tecnológica, temos os painéis de LED que se destacam por sua beleza, cores vivas e vibrantes normalmente com mensagens curtas e de fácil assimilação. Há alguns bons anos, víamos painéis pintados à mão, muitas vezes sem vivacidade de cores, mas que propunham os mesmos objetivos dos painéis tecnológicos que temos atualmente e que facilitaram e impulsionaram ainda mais essa categoria de mídia extensiva. Tanto internos quanto externos, se olharmos um retrato de um grande centro urbano, qualquer um, à noite, por exemplo, e compararmos com uma foto atual, no mesmo horário, veremos com clareza como a tecnologia impactou as campanhas de mídia extensiva, a começar pela forma como se apresentam às pessoas e como elas recebem todas essas informações.

Outra grande evolução foram nas mídias aéreas, que outrora possuíam uma forma de ‘marketing’ parecida com as dos painéis do qual divagamos anteriormente, sem muita vividez nas cores e não tão chamativos como são os ‘banners’ aéreos atuais, que, com o advento das tecnológicas impressoras aliadas a ‘softwares’ de grande precisão nos detalhes, cores etc., transformaram essa nova forma de fazer propaganda. Além do empenho dos diversos profissionais que atuam na área transformaram, também, severamente, a forma de nos comunicar por meio de mídias aéreas.

Os diversos formatos de mídia extensiva na ‘internet’ também contribuem para o sucesso de Marketing de suas empresas quando usadas corretamente. Há alguns anos não víamos com tanta frequência anúncios veiculados em sites e redes sociais, mas, hoje, com o advento das novas tecnologias representadas por leves e práticos aplicativos para smartphone, temos a opção de criarmos as nossas próprias mídias e veicularmos da forma como quisermos em nossos próprios sites e redes sociais. Dentro desse nicho, encontramos aplicativos bem completos com opção de uso gratuito que permitem fazer propagandas de mídia extensiva altamente tecnológicas e de chamadas curtas e precisas. Um desses aplicativos é o criador de banners para redes sociais. Existem diversos modelos na ‘internet’ e eles podem ser facilmente usados por qualquer pessoa que domine o sistema operacional de seu Smartphone, seja ele Android ou IOS. Dentro desse quadro mais simplificado, aplicativos para celulares impactam fortemente nas campanhas de mídias extensivas, pela sua praticidade, facilidade de acesso e simplicidade, pois possuem a capacidade de criar trabalhos muito interessantes usando poucos elementos e sem muito custo. É claro que é indispensável o trabalho de um profissional para a criação de projetos mais complexos, além de o cliente poder desfrutar, com um bom profissional da área, de maior tecnologia e qualidade em sua mídia extensiva.