Mídia Impressa

Afinal, a mídia impressa ainda é importante?

Hoje, é fato que a mídia digital ganhou força nos últimos anos, e parte disso é devido à mudança de comportamento do consumidor, que passou a consumir mais produtos e serviços pela internet, a exemplo de notícias, publicidade etc.

Nesse contexto, a mídia impressa ainda é importante? A resposta para essa pergunta é um elevado é simples SIM. Saiba os motivos continuando a leitura deste conteúdo.

Afinal, o que podemos entender por mídia impressa?

Também conhecida como mídia off-line, em contraposição à mídia online, a mídia impressa é um dos meios de comunicação mais tradicionais, de modo que se pode dizer que é raro alguém ainda não ter se deparado com uma comunicação impressa atualmente.

Também podemos concebê-la como uma espécie de recurso publicitário, que ainda continua vivo e fatiando uma boa parcela do mercado de comunicação e marketing.

Alguns exemplos de produtos de mídia impressa são: mala direta, folders, apresentações em materiais impressos etc. Certamente, agora que você conhece alguns dos produtos da mídia impressa, apostamos que passou algumas imagens em sua mente que reportam o uso desses produtos pelas empresas.

Então, a mídia impressa ainda é importante?

Embora muitas pessoas pensem que com o avanço da mídia digital, o material impresso ficou marginalizado, a verdade não é bem essa. Ainda hoje, muitas empresas utilizam a mídia impressa como parte de sua estratégia de marketing.

Inclusive, em um recente estudo realizado, a mídia impressa se destacou, conquistando a quarta posição em um ranking que mede a confiança do público. A mídia impressa ficou em quarto lugar e, no universo de público pesquisado, 45% disseram ter confiança nos materiais impressos.

Existem algumas razões que podem explicar isso. Veja:

• Em primeiro lugar, a mídia impressa conta com uma alta credibilidade do público, isso porque se trata de uma estratégia bem consolidada ou aceita pela sociedade;
• Trata-se de uma estratégia cujo custo é baixo, principalmente quando comparado ao valor cobrado pela TV para veicular comerciais;
• É uma mídia popular, razão pela qual é tão aceita pelo público;
• É de fácil adaptação e leitura;
• A mídia impressa, como folder, por exemplo, pode ser lido em qualquer ambiente, como no carro, empresa, residência etc.
• Pode-se dizer também que é conveniente para transportar, muito popular, se adapta ao ritmo dos leitores e tem baixo custo, razão pela qual as empresas ainda o utilizam em grandes quantidades.

Como se pode visualizar, a mídia impressa ainda continua sendo uma importante mídia, pelas vantagens que apresenta, principalmente com relação à confiança que o público possui. Por isso, se você ainda não adota essa solução em sua empresa, é hora de repensar essa posição.

A mídia impressa pode fazer parte de sua estratégia de marketing e melhorar seus resultados, uma vez que é capaz de alcançar pessoas que não fazem parte do universo digital, como aquelas que não têm habilidades para manejar as redes sociais, por exemplo.

Você ficou com alguma dúvida com relação a este conteúdo? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Podemos te ajudar.