Mídia Eletrônica

Mídia eletrônica: confira a importância da televisão para os brasileiros

A televisão desempenha um papel importante na vida das pessoas, considerando seu papel pedagógico. Hoje, pode-se dizer que essa mídia eletrônica é um dos meios de comunicação mais influentes no Brasil. Ela está presente na vida das pessoas como forma de acesso à informação e de lazer.

Você gostaria de entender melhor a importância da televisão para os brasileiros? Então continue a leitura. Combinado?

Função de informar e noticiar fatos importantes

Ainda que hoje muitas pessoas utilizem as mídias digitais para se informar, a exemplo dos grandes portais de notícias, é fato que uma boa parte da população espera os jornais tradicionais da TV para legitimar uma informação ou tomar conhecimento de determinados fatos. Isso ocorre não apenas porque a TV oferece mais confiança, mas também pela tradição do povo brasileiro em se valer desse equipamento eletrônico para se informar.

Fora isso, ainda podemos dizer que muito do que é divulgado nas mídias digitais são fake news ou informações com o objetivo de distorcer a verdade dos fatos. Por isso, a TV ainda continua sendo uma das mais importantes ferramentas de acesso à informação de qualidade.

Afinal, os programas televisivos, a exemplo do Jornal Nacional, tem a missão de verificar com cuidado as informações antes de transmiti-las para o público.

Função de educar e debater temas importantes (colonialismo, racismo etc.)

Além de ter a função de informar fatos que ocorrem local, regional ou nacionalmente, a TV também conta com a função de educar e debater temas importantes, que atravessam a sociedade, a exemplo das pautas das minorias.

Não é surpresa alguma que muitas das novelas que passam na TV tratam de assuntos importantes, como a questão do racismo e do preconceito contra gays e mulheres, por exemplo. O que elas fazem na verdade é possibilitar que a sociedade debata sobre assuntos que podem trazer evolução e o reconhecimento de direitos.

Ainda nesse contexto, vale dizer que muitos professores, tanto do ensino básico, como do superior, utilizam assuntos trazidos pelos programas televisivos para debater em sala de aula. O objetivo com isso é estimular a crítica dos estudantes, fazendo com que eles sejam capazes de formular seus próprios pensamentos.

Função de gerar lazer

Além de ter a função de educar, também podemos dizer que a TV desempenha o papel de gerar lazer para muitas famílias.

Semanalmente, é possível ter acesso a inúmeros programas de entretenimento, sendo um exemplo nesse sentido as novelas ou até mesmo um programa de grande repercussão, que é o caso do Big Brother Brasil. Muitas pessoas esperam a hora de começar o BBB para participar ativamente do programa, seja compartilhando suas impressões nas redes sociais ou até mesmo votando para determinados participantes sair da edição.

Como se pode visualizar, a TV assume papel fundamental na vida das pessoas, fazendo com que elas sejam educadas e tenham acesso a notícias sobre os fatos.

Você gostou deste conteúdo? Saiba que pode ler outros como este acompanhando as publicações em nosso blog. Estamos sempre atualizando-o. Por isso, não deixe de aproveitar, hein?