Mídia Eletrônica

Banda larga ultrapassa tv por assinatura

Banda larga ultrapassa tv por assinatura

Telecomunicações – DCI – Comércio, Indústria e Serviços – SP – Serviços

 

Segundo estimativas do Portal Teleco , o número de assinantes dos serviços de banda larga no Brasil ultrapassou os assinantes de TV por assinatura. Ao todo, são cerca de 4,5 milhões de usuários de banda larga no Brasil. A TV por assinatura conta com 4,3 milhões de usuários.

 

Em 2005, o acesso à Internet em banda larga cresceu 64%, contra apenas 9% da TV por assinatura. Uma enquete realizada pelo portal aponta que 76% dos entrevistados, se tivessem de escolher entre os dois serviços, optariam por banda larga ao invés da TV por assinatura.

 

Segundo Eduardo Tude, analista de telecomunicações do portal, as operadoras de telefonia fixa registraram R$ 9 bilhões de receita com a transmissão de dados em 2005. Cerca de um terço desse total se refere aos serviços de acesso à Internetem Banda Larga.

 

Apesar do crescimento, a penetração da banda larga no País ainda é muito baixa, correspondendo a uma densidade de 2,4 acessos para cada grupo de 100 habitantes.

 

O Teleco também destaca que a baixa penetração da TV por assinatura é um empecilho para o sucesso de modelos pagos de TV digital e móvel no Brasil.

 

 

 

Fonte: Abert Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão