Mídias de comunicação eletrônicas são todos os tipos de aparatos eletrônicos ou digitais utilizados para transmitir mensagens às pessoas. As mídias eletrônicas mais conhecidas são o rádio, cinema, televisão, gravações para carros de som, vídeo games, internet e painéis luminosos espalhados pela cidade, como na Time Square em Nova York.
As mídias eletrônicas começaram a ganhar bastante força no mercado a partir dos anos 50 com a chegada da TV, numa guinada de tecnologia pós revolução industrial. Neste período as propagandas nas emissoras de rádios e TV ganharam muita força. Depois disso, diversos meios de construir mídias são criados dia após dia para impactar públicos de maneira criativa e interessante.
Qual é a diferença entre Mídia Digital e Mídia Eletrônica?
O termo mídia digital surgiu com o advento da tecnologia e a rápida velocidade das informações trocadas na internet. Considera-se hoje no mercado de trabalho publicitário uma mídia digital aquela que nasce, se veicula e termina no ambiente on-line. Já a mídia eletrônica inclui rádio, TV, Cinema, Mídia out of home, entre outras tecnologias que não necessariamente estão conectadas à internet para causarem impacto.
A importância do público-alvo
Fazer uma pesquisa para entender onde seu público-alvo se encontra é fundamental para fazer propagandas assertivas e com retorno. Confira dicas para utilizar as mídias eletrônicas e fazer a escolha certa na hora de colocar a sua campanha publicitária no ar.
Um pouco mais sobre as mídias eletrônicas
Rádio
Uma das primeiras mídias de massa e presente até hoje com inovações o rádio, antes de investir neste meio é preciso analisar a questão geográfica. Faça um estudo para basear na abrangência regional e conhecer os ouvintes. É fundamental considerar se o veículo o qual a propaganda está relacionada ao estilo da rádio, público e audiência.
TV
Na TV é muito importante basear a produção da sua propaganda considerando o estilo e os horários dos programas. É preciso acertar na linguagem, no tom de voz e se atentar à atração ao qual a marca será veiculada e vinculada. Como a TV ainda é uma mídia eletrônica cara, muitos estudos acerca dos investimentos nessa mídia devem ser feitos e considerados.
Internet
O nascimento da internet revolucionou muito a jornada de compra do consumidor. A geração atual está cada vez mais on-line, e até mesmo as pessoas que não gostam desse meio acabaram impactadas pela era dos smartphones. E quer mídia melhor? Agora as pessoas andam com telas de propaganda dentro do bolso e as veem ao acordar e antes de dormir.
A internet é fundamental hoje em dia e a propaganda na internet aumentou muito o impacto de marcas diante consumidores. Com os sites, as redes sociais, o Google, o mundo mudou drasticamente. Tudo que as pessoas desejam elas procuram na internet e com o rastreamento de algoritmo ficou muito mais fácil compreender os consumidores.
Escolhendo a melhor mídia para sua campanha
Rádio, TV, Facebook, Google ou Instagram? Escolher a melhor mídia para sua campanha publicitária pode ser um desafio, mas com estudos e pesquisas, ficará fácil identificar onde encontra o público ideal da sua campanha. Com as ramificações trazidas pela era da internet, buscar segmentações de públicos ficou muito mais fácil. Além disso, investir na internet é extremamente barato quando comparado ao investimento em outras mídias eletrônicas, como Rádio e TV.
Saiba mais sobre esse assunto no nosso site!