Mídia Extensiva

Mídia extensiva: X caraterísticas principais

Uma mensagem precisa ser pensada estrategicamente para que chegue ao seu público de forma clara e tenha nele algum impacto. Antes, o alcance de uma mensagem era limitado, seja pelo meio propagado, seja pelo acesso do público àquele meio. As mídias extensivas, que são meios de comunicação não tradicionais, vem transformando a relação do público com a mensagem e, consequentemente, com a empresa ou serviço que a propaga.

Mídias extensivas ou Out Of Home Media (OOH) já foram chamadas de mídias alternativas, não tradicionais ou hegemônicas, ou mídias externas/exteriores. Tradicionalmente conhecidas pela sua exposição ao ar livre, em grandes centros urbanos, como Nova York ou Hong Kong, este formato vem explorando novas maneiras de circulação.

Mídias Extensivas e seus formatos

Amparado pela tecnologia e pelo investimento crescente de empresas com propaganda e marketing, a mídia extensiva vem com a proposta de ir além, sair das páginas de revistas e jornais ou do comercial de TV e propaganda da internet e ir ao encontro do seu público.

Grandes outdoors, placas, cartazes e telas de vídeos nos recebem nos maiores centros urbanos do mundo. Em cidades menores essa forma visual de marketing também vem sendo apropriada, de acordo com as singularidades do lugar e de seus habitantes.

A tecnologia se tornou uma grande aliada, é através dela que a conexão “mensagem x receptor” é muito mais intensa, construindo possibilidades criativas e inovadoras de se falar sobre alguma coisa e de ela ser vista.

Além disso, a lista é infinita: publicidade aérea com faixas em aviões, TVs interativas em terminais rodoviários ou de trem, uso de recursos como placas orientadoras de rua, prédios e ônibus, além de recursos mais direcionados, como mensagens visuais dentro de uma empresa, etc. tudo como forma de complementar uma campanha e alcançar o público esperado.

As 5 principais características da OOH

1- Uma característica marcante das mídias extensivas é sua capacidade de ser plural e singular ao mesmo tempo. Apesar de possuir diferentes formas de difundir uma mensagem, ela cria uma “identidade de campanha” e se destaca das outras propagandas espalhadas por cada meio.

2- Outro ponto é a capacidade de inovação que uma mídia extensiva carrega. É o melhor lugar para quem quer aplicar a criatividade e impactar seu público.

3- Ela pode interferir diretamente no cotidiano urbano. É uma mídia acessível, maioria das vezes gratuita e disponível, que passa a fazer parte do dia a dia das pessoas enquanto estiverem em contato com ela.

4- Quando ao ar livre, ela possui exposição integral. Independente da data, hora ou do tempo, a mídia terá contato com os consumidores 24h por dia. O que leva também a uma amplitude grande de alcance, qualquer pessoa com diferentes idades, sexo e demais fatores, vão consumir aquela divulgação.

5- Mas a maior característica é, com certeza, a relação que constrói com seu receptor. São mensagens verbais, visuais ou sonoras que estão no caminho para o trabalho, no passeio de lazer, chegam à sua casa com algum pedido ou até surpreendem em locais e maneiras que não se espera.

Este tipo de mídia é, geralmente, parte de uma grande campanha publicitária. Ela atua como complemento, como um diferencial, é um fortalecimento da estratégia de divulgação e marketing da empresa.

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