Mídia Extensiva

Novo serviço do IBOPE mostra o mapa do consumo no Brasil

Novo serviço do IBOPE mostra o mapa do consumo no Brasil

Indicador de Potencial de Consumo e de Despesas mapeia o consumo de centenas de categorias de produtos e serviços, indicando as melhores oportunidades em todos os municípios do País

O IBOPE Inteligência realizou em novembro o pré-lançamento do Pyxis ("bússola" em grego), um software que analisa as despesas dos brasileiros com centenas de categorias de produtos e serviços nos 5.564 municípios brasileiros e compatibiliza estes dados com o investimento publicitário realizado em diversas áreas monitoradas pelo Grupo IBOPE.

Para o pré-lançamento e servindo como piloto, foi feita uma análise da categoria bebidas, trazendo indicadores inéditos sobre o gasto com cerveja, refrigerantes, sucos, vinhos, aguardente, água mineral, café, chá e refrescos em todos os municípios do Brasil.

Os dados mostram que nem sempre o consumo está diretamente relacionado com a renda total. Niteroi (RJ), por exemplo, é o município onde mais se gasta com refrigerantes por morador, enquanto Salvador lidera no gasto com cerveja (R$ 101 por pessoa, contra R$ 57,6 de São Paulo) e Porto Alegre encontra-se na frente no que se refere ao gasto com vinho (R$ 16,2, quase o dobro verificado em Caxias do Sul, segundo colocado, com R$ 8,9 por habitante).

"Desenvolvemos uma metodologia inovadora, que atualiza e reúne os dados de diversas fontes como o Censo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE com os dados do Levantamento Sócio-Econômico do IBOPE, uma pesquisa anual exclusiva para verificar a distribuição das classes sociais no País e atualizamos todos os valores encontrados para julho deste ano", explica Marcelo Coutinho, diretor-executivo do IBOPE Inteligência.

Essa metodologia permitiu apontar as diferenças de consumo de cada categoria entre as diversas classes e regiões, ao contrário da maioria dos indicadores existentes no mercado. "Esses dados foram cruzados com o investimento publicitário realizado nas principais regiões metropolitanas do Brasil e no interior de São Paulo, o que permite o direcionamento do esforço de marketing – vendas, comunicação, promoção, distribuição – de uma forma muito mais detalhada do que atualmente é feito na maior parte das organizações", afirma o executivo.

O Pyxis é resultado da integração entre diversas unidades do Grupo IBOPE, como o IBOPE Opinião, IBOPE Mídia e IBOPE Inteligência e no futuro poderá agregar outros dados destas ou das demais empresas pertencentes ao Grupo. O lançamento da versão completa está marcado para março de 2007 e será integrada com gráficos e mapas que permitirão uma rápida visualização das melhores oportunidades de merca

Fonte: http://www.ibope.com.br – Data de publicação: 01/12/2006