Mídia Impressa

O uso das mídias impressas na era digital

A mídia impressa, apesar de estar constantemente ameaçada com o surgimento das novas tecnologias, ainda é um meio de comunicação muito relevante em nossa sociedade, mesmo após a popularização do rádio, da televisão e da internet.

O modo como ela é usada é que varia com o tempo, sendo necessário que os profissionais responsáveis pelas impressões a usem de forma criativa, a fim de concorrer com tantos outros elementos – que também querem chamar a sua atenção.

Neste artigo vamos te contar como a mídia impressa pode ser aproveitada, se diferenciando das mais tradicionais e do ambiente digital, que é o concorrente mais novo do momento.

Use e abuse da criatividade

Por ter um jeito próprio de se comunicar com o público, que foge das limitações impostas pelas redes sociais, por exemplo, os designers das marcas e agências podem pensar na escala que quiserem, colocando vários tipos de ideias em prática.

Algo que ainda não é possível com a mídia digital, é mexer com o nosso tato, o que permite aos mais criativos chamar a atenção das pessoas, inovando e acompanhando as tendências, que estão sempre evoluindo.

Existem diversos tipos de impressão, podendo utilizar os nossos sentidos como “arma”, para que o público-alvo se interesse pelo seu produto.

A impressão digital é uma tecnologia que permite um toque a mais de sofisticação, com opções táteis e em materiais variados, abrindo possibilidades interessantes para quem pensa “fora da caixa”.

Bom custo-benefício

Em um mundo em que recebemos inúmeros e-mails com promoções de produtos que sequer gostamos, imprimir folhetos e outros materiais com descontos é uma alternativa válida para variar e sair da mesmice, a fim de se destacar.

Através deste recurso, é possível mensurar o seu custo-benefício, que pode ser tão bom quanto os investimentos feitos em mídias digitais, como os anúncios realizados nas redes sociais mais populares, como o Facebook e o Instagram.

Ao receber promoções em seu e-mail muitas pessoas nem abrem. Muitas vezes, ainda, eles vão direto para a caixa de spam, fazendo com que as ofertas não sejam lidas e, muito menos, aproveitadas.

Já com materiais impressos, eles são recolhidos por quem realmente se interessa, aumentando as suas chances de que o retorno à sua loja aconteça, potencializando suas possibilidades de vendas, tornando essa comunicação em um bom custo-benefício, desde que bem usada.

O futuro da mídia impressa

A internet e a era digital foram um grande baque para quem trabalhava com as mídias mais tradicionais, como a televisão, o rádio e, claro, com jornais, revistas e demais produtos impressos.

Isso se deu, principalmente, pelo fato de as informações e as publicidades terem se tornado mais ágeis, tanto para serem veiculadas, quanto para serem retiradas de circulação.

Porém, a tecnologia também está evoluindo para quem é mais analógico, com gráficas abertas por até 24h, revisão de material feita de forma online e tantas outras facilidades, que ao longo do tempo também otimizam o serviço de impressão.

Acesse o nosso site e veja mais artigos sobre as mais diversas mídias que possuímos.