Mídia Exterior

Planejamento de marketing: mídia exterior e a importância da localização

O planejamento de marketing é essencial para o sucesso de uma campanha publicitária, independentemente da mídia escolhida. Mas, mais do que isso, é fundamental ficar atento para as diferenças entre cada formato. Afinal, cada tipo de mídia pede por um planejamento específico. Esse fato é ainda mais relevante quando falamos de mídia exterior.

Mídia exterior, ou mídia out of home (OOH), é toda ação de marketing que ocorre fora das casas e demais ambientes fechados. Ou seja, é a publicidades dos outdoors, dos pontos e traseira de ônibus, dos totens e painéis, das paredes, das embalagens, dentre outros. A mídia exterior pode ser digital, com painéis eletrônicos, ou analógica, com panfletos, papéis e objetos.

Assim, pensar a mídia exterior significa pensar um planejamento de marketing focado nesse tipo de ação fora de casa e em suas consequências. Continue lendo e entenda o que entra em questão ao fazer o planejamento de marketing para a mídia exterior e qual o poder da localização nesse processo.

O papel do planejamento de marketing na mídia exterior

O planejamento de marketing aqui começa na própria decisão de realizar uma campanha em mídia exterior, já que deve escolher não pelo impacto visual por si só, mas por encaixar na persona e no seu objetivo. Afinal, a mídia exterior tem suas vantagens, mas não serve para todos os casos.

Mas, uma vez que defina que a mídia exterior é útil para a sua campanha de marketing, você pode passar para o planejamento dos detalhes. O conteúdo da ação pode até ser derivado de uma maior, usada em mídias como TV ou internet. Mas é preciso adaptar para chamar atenção nesse ambiente e atrair o olhar do público na rua para a sua publicidade.

Um ponto importante no planejamento de marketing na mídia exterior é o seu público-alvo. Ainda que tenha uma persona certa para seu negócio, o público da mídia exterior é mais específico, uma vez que você precisa alcançá-lo nas ruas, e não em casa. Somente ao definir quem você quer alcançar é que você pode pensar em como e onde encontrá-lo. É aqui que entra a localização.

A importância da localização para o sucesso na mídia exterior

Em uma propaganda na televisão, o que importa é quando a publicidade será exibida. Na mídia exterior, o que interessa é onde essa propaganda está localizada. Afinal, para que seu público seja impactado pela publicidade, ele precisa vê-la antes de mais nada.

Por isso, o planejamento de marketing na mídia exterior precisa incluir um estudo para otimizar o alcance com base na localização. Não é pensar apenas em onde a sua persona mora, mas por onde ela passa no dia a dia. Nem sempre escolher os pontos mais movimentados é a solução. Se seu público passa mais pelas pequenas ruas em bairros residenciais, é nesses lugares que deve focar.

A localização influencia ainda no formato. Se seu público usa mais o metrô, colocar propaganda nos outdoors não terá o mesmo efeito de investir em campanhas nas estações e vagões. Desta maneira, a localização afeta toda a logística por trás do planejamento de marketing, incluindo alcance, custo, resultado, impacto e muito mais.

A mídia exterior é vantajosa e pode trazer ótimos resultados, mas apenas quando usada corretamente, com um bom planejamento de marketing e uma boa localização. Na Lista de Mídia você se mantém informado sobre os diversos segmentos de mídia para fazer o planejamento de marketing de acordo. Visite o site e confira outros artigos.